9 coisas imagem mulher

9 Coisas que Você Deveria Saber Acerca dos Problemas Relacionados à Imagem Corporal Feminina

Imagem corporal é a representação mental que criamos daquilo que pensamos parecer. Ela pode ou não possuir uma estreita relação com a forma como os outros realmente nos vêem. Aqui estão nove coisas que você deveria saber acerca dos problemas relacionados à imagem corporal feminina:

  1. A Campanha Dove Retratos da Real Beleza contratou um desenhista criminal para desenhar mulheres da maneira como elas se vêem, e da maneira como os outros as vêem. O experimento social revelou que as percepções das mulheres sobre si mesmas eram muito diferentes de como os outros as viam.
  2. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, para mulheres com idade a partir de 20 anos, a altura média nos Estados Unidos é de 1,60 metros e o peso é de 75,3 kg. Para as modelos, a média é de 1,77 metros e 54,4 kg.
  3. Aos 6 anos, as meninas começam a expressar preocupações sobre o seu próprio peso ou forma física. 40-60% das meninas do ensino fundamental (6-12 anos) está preocupada com seu peso ou em se tornar muito gorda. Esta preocupação perdura por toda a vida.
  4. O fator mais conhecido por contribuir para o desenvolvimento da anorexia nervosa e da bulimia nervosa é a insatisfação com o próprio corpo. A idade média para o início de um transtorno alimentar em adolescentes é de 12-13 anos. Nos Estados Unidos, 20 milhões de mulheres sofrem de um transtorno alimentar clinicamente significativo em algum momento da sua vida.
  5. Apenas quatro por cento das mulheres do mundo se consideram bonitas.*
  6. Uma pesquisa mundial constatou que dois terços das mulheres concordam fortemente que “os meios de comunicação e publicidade estabelecem um padrão fantasioso de beleza que a maioria das mulheres jamais poderá alcançar”.
  7. Os pesquisadores descobriram que “conversa de gordo”, um fenômeno em que uma pessoa faz afirmações negativas sobre o seu peso para os outros, é uma norma prevista entre as mulheres e uma forma de aparentarem mais modestas.
  8. Um estudo publicado no Journal of Eating Disorders (Periódico sobre Distúrbios Alimentares) descobriu que enquanto a “conversa de gordo” tende a diminuir com a idade, a “conversa de velho” muitas vezes vem para substituí-la, e que ambas foram introduzidas por mulheres que pareciam ter uma imagem corporal negativa.
  9. A única maneira de superar completamente o problema é ter nossas crenças sobre imagem corporal transformadas pelo Espírito Santo. Como diz Heather Davis no Journal of Biblical Counseling (Periódico de Conselho Bíblico):“Na busca pela beleza mundana, nos esforçamos para nos tornar esta imagem ilusória, no lugar de quem realmente somos. Você e eu somos criadas à imagem do Deus vivo. Nosso objetivo é refletir a Sua imagem para o mundo. Mas, desde a queda, nós deixamos que o mundo inscreva sua imagem em nós. Esta é a própria imagem do pecado e, finalmente, da morte. Em vez de sermos transformadas à imagem de Deus, nos conformamos à imagem do mundo. Estamos irremediavelmente presas em um ciclo sem vida, trocando Deus pela criatura como nosso objeto de adoração. Mas Deus, em sua misericórdia nos salvou!
  10. Em amor, Deus enviou Jesus Cristo para assumir as consequências de nossas relações idólatras. Ele se tornou pecado para que pudéssemos ser justas. Em Cristo, Deus nos libertou do poder do pecado agora, e a esperança de sua erradicação no céu. Deus te faz bela com a beleza de Seu Filho, Jesus. É olhando atentamente à imagem de Deus em Jesus Cristo que você será transformada. Romanos 12:1-2 diz: “Rogo-vos, pois, irmãos (irmãs), pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

* Atualização: A publicação originalmente citava o estudo de 2004, que constatou que apenas 2% das mulheres do mundo se consideram bonitas. Um estudo posterior foi realizado em 2010, e  descobriu que o percentual havia aumentado para 4%.

 

Original: 9 Things You Should Know About Female Body Image Issues. / Tradução: Arielle Pedrosa / Este artigo foi gentilmente cedido por mulherespiedosas.com.br.

Share this post