catolica3

A Igreja de Cristo é católica (3)

Parte 3 de uma palestra sobre o artigo 27 da Confissão Belga, para o Encontro da Fé Reformada (Recife), no dia 31 de outubro de 2013.

Quem são os membros da igreja católica ou universal? A resposta é muito simples: crentes verdadeiros são os membros da igreja. Os membros dessa igreja católica são aqueles que esperam a sua salvação somente em Jesus Cristo. Eles estão completamente amparados e ancorados no trabalho que Cristo fez por eles; o que Cristo fez no lugar deles. É exatamente porque eles descansam em Cristo que eles foram lavados pelo seu sangue. Todos os seus pecados foram lavados por completo; e agora, Deus, o Pai, os vê da mesma maneira como Ele vê o Seu Filho. Eles são santificados pelo Espírito Santo e separados para Deus; eles foram selados com o Santo Espírito. Isso significa que nada, nem ninguém pode roubá-los da Salvação em Cristo.

É um ensino bíblico tão simples, mas, às vezes levantam questões. Uma delas, é: E o meu amigo Católico Romano? Uma amiga disse para mim: –“Olha, eu não acredito muito no que a Igreja Católica Romana diz, mas no que a Bíblia diz”. Ela acredita que a salvação é encontrada somente em Jesus; que salvação é somente uma obra de fé em Jesus, e que não vem por meio de boas obras. Ela acredita no evangelho da Graça, exatamente como eu creio, mas ela não consegue deixar a igreja de Roma, porque ela acha que assim vai matar a avó. Será que ela é membro da Igreja Católica ou Universal que foi descrita no artigo 27 que nós lemos? Há duas coisas que temos que considerar aqui. A primeira, é que esse tipo de pergunta não é nada verdadeiro, nada novo. João Calvino, Guido de Brès e muitos outros reformadores lutaram com estas mesmas questões no século XVI. Eles acreditavam que uma pessoa pode ser membro de uma falsa igreja, mas, de fato, são membros da igreja verdadeira e, portanto, parte da igreja católica ou universal. Obviamente que não era correto da parte deles manterem-se filiados às igrejas que tais pessoas estavam filiadas. Aí nós temos um problema: elas precisam ser chamadas para saírem daquelas organizações falsas. Mas, em última instância, a salvação depende da fé em Cristo; em Cristo somente. Esse é um ponto bíblico, então deve ser também o nosso ponto, por ser bíblico.

A segunda coisa que se deve manter em mente quando tentamos responder a uma pergunta como essa é saber que somente Deus conhece os corações. Somente Deus sabe verdadeiramente quem realmente se arrependeu de seus pecados e se entregou completamente a Cristo. Somente Deus sabe quem são verdadeiramente os membros dessa igreja católica, universal. Então, não compete a nós estarmos aqui julgando ou tentando identificar quem está dentro e quem está fora. Se você quiser começar a fazer isso, comece consigo mesmo. Afinal de contas, de acordo com aquilo que confessamos, há muitos membros de nossas congregações que não fazem parte da igreja católica ou universal. Então, ao invés de ficarmos preocupados com a posição de alguém ou da presença de outra pessoa na Igreja Católica (Universal) do Senhor Jesus Cristo, é importante que estejamos pensando na nossa participação; em sermos membros dessa igreja católica. Será que estou pondo toda a minha expectativa de Salvação somente em Cristo? Tenho sido lavado pelo Seu sangue? Amados, quando o fim chegar, e verdadeiramente virmos quem irá morar com Cristo, para sempre, certamente haverá muitas surpresas! Então, enquanto estivermos desse lado do Plano Redentivo, é melhor errarmos por caridade; é melhor errarmos, pensando que muitos irão entrar. É melhor sermos caridosos e sempre darmos o benefício do entendimento de que as pessoas estão dentro da Igreja Católica de Cristo.

Continua…

Este artigo foi gentilmente cedido por umdiscipulodecristo.wordpress.com.

Share this post